Processos RVCC

Reconhecimento, validação e certificação de competências

Certificação de Competências

Centro Qualifica

Processos RVCC através dos quais é possível obter uma qualificação com base nas competências adquiridas ao longo da vida.

Certificações Escolares

Certificações Profissionais

Reconhecimento Pessoal e Profissional

Incentivos Financeiros

O reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) consiste no processo através do qual o adulto demonstra competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida.
Para quem?
O reconhecimento, validação e certificação de competências destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho e prioritariamente, sem a conclusão do ensino básico ou do ensino secundário, sendo particularmente indicada para adultos com percursos de qualificação incompletos. Os adultos com idade até aos 23 anos, inclusive, devem ser detentores de, pelo menos, três anos de experiência profissional.

Qual a Certificação?

RVCC EscolarBásico

Equivalência ao ensino básico
(4º, 6º e 9º ano)

RVCC EscolarSecundário

Equivalência ao ensino secundário
(12º ano)

RVCC Profissional

Reconhecimentos profissionais
(N2 e N4)

O que é Um Processo RVCC?

O reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) consiste no processo através do qual o adulto demonstra competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida por vias formais, não-formais e informais, que são passíveis de validação e certificação para efeitos de obtenção de uma qualificação (Portaria n.º 61/2022, de 31 de janeiro - versão consolidada).

Dirigido aos adultos com percursos de educação e formação incompletos, tem por objetivo melhorar os níveis de qualificação dos adultos, contribuindo para a progressão da qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos.

mais 

informações

Etapas de Intervenção

Acolhimento

Inscrição do candidato e seu esclarecimento, considerando a missão e o âmbito de intervenção dos Centros Qualifica.

Diagnóstico

Análise do perfil do candidato, com o objetivo de identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações, necessidades e expetativas).

Informação e Orientação

Apoiar na identificação de projetos individuais de educação e qualificação profissional, proporcionando informações que permitam optar por um percurso ajustado a cada candidato.

Encaminhamento

Concretização do encaminhamento do candidato para uma oferta de educação e/ou formação profissional ou ainda para um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências – RVCC tendo por base o processo prévio de diagnóstico e orientação.

Formação Complementar interna e/ou externa

Frequência, no mínimo, de 50 horas de formação inseridas no processo RVCC.

Reconhecimento e Validação de Competências

Identificação e validação de competências adquiridas pelos adultos ao longo da vida, em contextos de aprendizagem formais, não formais e informais.

Certificação de Competências

Demonstração das competências dos adultos, perante um júri de certificação.

O que é o processo de RVCC Escolar?

O Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares (RVCC EScolar) é um processo que permite obter uma certificação escolar com base na demonstração de aprendizagens realizadas ao longo da vida e de competências adquiridas através da experiência profissional ou noutros contextos.

Existem processos de RVCC Escolar de nível básico e secundário.

O mesmo candidato pode desenvolver em simultâneo um processo de RVCC Escolar e Profissional (RVCC de Dupla Certificação).

A certificação obtida através desta modalidade é equivalente à atribuída nas outras modalidades de qualificação e permite o prosseguimento de estudos.

O que é o processo de RVCC Profissional?

O Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais (RVCC Profissional) é um processo que permite obter uma certificação profissional com base na demonstração de aprendizagens realizadas ao longo da vida e de competências adquiridas através da experiência profissional ou noutros contextos.

Existem processos de RVCC Profissional para várias saídas profissionais do Catálogo Nacional de Qualificações.

O mesmo candidato pode desenvolver em simultâneo um processo de RVCC Escolar e Profissional (RVCC de Dupla Certificação).

A certificação obtida através desta modalidade é equivalente à atribuída nas outras modalidades de qualificação.


No Centro Qualifica da Petroensino é possível realizar um processo de RVCC Profissional nas seguintes áreas/saídas profissionais:

Técnico/a de
Apoio à Gestão

Gestão e administração

Técnico/a de
Secretariado

Secretariado e trabalho administrativo

Técnico/a de
Informática - Instalação e Gestão de Redes

Ciências Informáticas

Operador/a de
Preparação e Transformação de Produtos Cárneos

Indústrias alimentares

Operador/a de
Máquinas Agrícolas

Produção agrícola e animal

Operador/a de
Jardinagem

Floricultura e jardinagem

Operador/a
Florestal

Silvicultura e caça

Cuidador/a de
Crianças e Jovens

Serviços e apoio a crianças e jovens

Operador/a
Apícola

Produção agrícola e animal

Técnico/a de
Ação Educativa

Serviços e apoio a crianças e jovens

Técnico/a de
Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade

Trabalho social e orientação

Assistente
Familiar e de Apoio à Comunidade

Trabalho social e orientação

Empregado/a de
Restaurante/Bar

Hotelaria e restauração

Cozinheiro/a

Hotelaria e restauração

Técnico/a de
Cozinha/Pastelaria

Hotelaria e restauração

Agente em
Geriatria

Trabalho social e orientação

Bombeiro/a

Proteção de pessoas e bens

Incentivos Financeiros

O Acelerador Qualifica tem por objetivo atribuir um apoio financeiro a adultos que concluam um nível de qualificação elegível através de um processo RVCC, estando esta atribuição condicionada à progressão escolar ou à obtenção de uma dupla certificação pelo adulto, ou seja, permitir a estes adultos a progressão da escolaridade e/ou do seu nível de qualificação, de acordo com o QNQ. Em concreto, o Acelerador Qualifica pretende aumentar os níveis de qualificação da população adulta através da atribuição de um apoio financeiro em fases maduras dos processos. O apoio financeiro a atribuir no âmbito do Acelerador Qualifica tem um valor fixo equivalente a 1,25 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), sendo este atualizado anualmente.

São elegíveis para o apoio Acelerador Qualifica os adultos que, através de um processo de RVCC desenvolvido de acordo com o estabelecido na Portaria n.º 61/2022, concluam pelo menos, 50% do referencial de uma das seguintes qualificações:  

  • 3.º ciclo do ensino básico (B3);
  • Ensino secundário (S);
  • Nível 2 do QNQ (N2), desde que tenha o 9.º ano de escolaridade;
  • Nível 4 do QNQ (N4), desde que tenha o 12.º ano de escolaridade;
  • Nível 5 do QNQ (N5) , desde que tenha o 12.º ano de escolaridade.

invista no seu futuro

inscreva-se já!

Centro Qualifica


apartmentenvelopephone-handsetmap-marker