Técnico/a de 

Restaurante | bar

Nível QNQ/QEQ: Nível 4
O/A Técnico/a de Restaurante | Bar é o/a profissional que planeia, coordena e executa o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integradas, ou não, em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.
Frequência, refeições e transporte GRÁTIS
Bolsa de Estágio (Nacional e/ou Internacional)
Acesso a Mobilidades ERASMUS+
Alojamento (a definir caso a caso)
Duração
3 anos
Requisitos
9º ano completo
Idade
Não superior a 19 anos

indicadores de 

qualidade

70

taxa de
conclusão dos cursos

75

taxa de
empregabilidade

19

taxa de prosseguimento
de estudos

84

taxa de
satisfação dos alunos

100

taxa de satisfação dos empregadores

mais 

informações

O que faz?

  1. Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança.
  2. Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar.
  3. Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria.
  4. Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas.
  5. Executar confeções de sala e arte cisória.
  6. Planear e executar os diferentes serviços especiais.
  7. Faturar os serviços prestados.
  8. Controlar custos de alimentos e custos de bebidas.
  9. Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos.
  10. Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
  11. Atender e resolver reclamações de clientes.
  12. Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

Que competências tem?

» CONHECIMENTOS

  1. Noções de:
    1. Controlo de qualidade
    2. Informação turística
    3. Técnicas básicas de emergência
    4. Hábitos e culturas alimentares.
  2. Conhecimentos de:
    1. Saúde, higiene e segurança alimentar e profissional
    2. Gestão de equipas
    3. Faturação
    4. Informática na ótica do utilizador.
    5. Gestão de stocks.
    6. Legislação alimentar e da atividade profissional
    7. Matemática (operações de cálculo numérico, proporções e percentagens).
    8. Sistema internacional de unidades de medida (pesos, distâncias, volumes e temperaturas).
    9. Confeções de cozinha e pastelaria
    10. Enologia
    11. Processos de acondicionamento e conservação de matérias-primas e produtos alimentares
    12. Técnicas de acolhimento e atendimento de públicos com necessidades especiais.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Vocabulário técnico específico.
    2. Língua inglesa e outra língua estrangeira (comunicação ao nível do utilizador independente e utilização de vocabulário técnico).
    3. Técnicas de comunicação e de vendas
    4. Técnicas de acolhimento e atendimento e gestão de reclamações.
    5. Técnicas de planeamento e organização do trabalho de restaurante/bar.
    6. Organização do serviço de restaurante.
    7. Organização do serviço de bar.
    8. Funcionamento e conservação de equipamentos e utensílios de restaurante/bar.
    9. Estrutura e composição de cartas e ementas.
    10. Características dos alimentos e bebidas servidas em restaurantes, sua composição dietética, valor alimentar e origens.
    11. Métodos de serviço de restaurante/bar.
    12. Receituário de confeções de sala.
    13. Técnicas de arte cisória.
    14. Técnicas de empratamento e decoração dos alimentos em sala.
    15. Técnicas de confeção, decoração e serviço de bebidas.
    16. Regras protocolares do serviço de restaurante e de bar.

» APTIDÕES

  1. Limpar os espaços, equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante/ bar.
  2. Preparar mobiliário, equipamentos, utensílios, roupas, decorações e outros meios e materiais necessários à execução do serviço de restaurante/bar.
  3. Realizar o aprovisionamento e armazenamento de matérias-primas para o restaurante/bar.
  4. Articular com as secções abastecedoras informações relativas às iguarias a servir, bem como as respetivas quantidades.
  5. Proceder à arrumação, do mobiliário, equipamento, materiais e utensílios do restaurante/bar.
  6. Receber os clientes.
  7. Encaminhar os clientes para os respetivos lugares.
  8. Apresentar a carta/ementa, fornecendo informações e sugestões.
  9. Registar os pedidos, encaminhá-los, e articular o serviço com a secção abastecedora.
  10. Preparar tapas, sandwich e aperitivos sólidos.
  11. Aplicar as técnicas de serviço de alimentos.
  12. Aplicar as técnicas de preparação e serviço de bebidas.
  13. Utilizar as técnicas adequadas de receção e transporte dos alimentos e das bebidas a servir.
  14. Empratar os alimentos e proceder à sua decoração
  15. Aplicar técnicas de confeção de sala e arte cisória.
  16. Aplicar técnicas de serviço de alimentos e bebidas em serviços especiais, de acordo as informações recolhidas junto do cliente.
  17. Utilizar ferramentas informáticas para registar e calcular o consumo do cliente.
  18. Finalizar o atendimento, garantindo a satisfação e fidelização do cliente.
  19. Inventariar as matérias-primas e proceder à respetiva potencialização em venda.
  20. Definir e aplicar capitações dos alimentos e bebidas.
  21. Pesquisar as tendências de mercado associadas ao restaurante e ao bar.
  22. Definir e planificar cartas de restaurante, bar e vinhos, tendo em conta o equilíbrio nutricional e dietético.
  23. Identificar situações de emergência e aplicar técnicas básicas de ajuda.
  24. Aplicar técnicas de atendimento em caso de reclamações de clientes.
  25. Resolver ou encaminhar as reclamações de clientes.
  26. Proceder à requisição das matérias-primas e produtos alimentares/bebidas.

» ATITUDES

  1. Facilitar o relacionamento interpessoal com os colegas e a chefia, com vista à criação de um bom ambiente de trabalho.
  2. Organizar o seu posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço, interagindo com os outros elementos da equipa.
  3. Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
  4. Demonstrar responsabilidade na utilização de mobiliário, equipamento, roupa, baixela e utensílios.
  5. Demonstrar sentido de responsabilidade, capacidade de iniciativa, autodomínio, destreza, autonomia, empenho e disponibilidade.
  6. Transmitir informações técnicas aos diferentes serviços.
  7. Evidenciar cuidados de higiene pessoal.
  8. Comunicar com o cliente, com vista à otimização do atendimento e à qualidade do serviço prestado.
  9. Propor as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações dos clientes.
  10. Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
  11. Adaptar-se a novos equipamentos, tecnologias e utensílios.

Plano Curricular

» ÁREA SOCIOCULTURAL: 1000h

  • Português: 320h
  • Língua Estrangeira: 220h
  • Área de Integração: 220h
  • Educação Física: 140h
  • Tecnologias da Informação e Comunicação: 100h

» ÁREA CIENTÍFICA: 500h

  • Matemática: 200h
  • Economia: 200h
  • Psicologia: 100h

» ÁREA TÉCNICA: 1100h

  • Tecnologia Alimentar: 132h
  • Gestão e Controlo: 133h
  • Comunicar em Francês/Comunicar Inglês: 90h
  • Serviços Restaurante-Bar: 745h
» FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO: 600h
Diretora de Curso: Cristina Alves
Email: cristinaalves@etpzp.pt

Área Técnica

histórias 

de sucesso

Os testemunhos de quem melhor nos conhece!
  • "It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem Ipsum is that it has a more-or-less normal distribution."
    John Doe
    Sr. Director, Social Media Strategy and Audience Engagement
    Fake Company Inc
  • "It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem Ipsum is that it has a more-or-less normal distribution."
    John Doe
    Sr. Director, Social Media Strategy and Audience Engagement
    Fake Company Inc
  • "It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem Ipsum is that it has a more-or-less normal distribution."fgdfgdfhgdfhdh sgd fghdfgh dfg dfhdf hdfhf
    John Doe
    Sr. Director, Social Media Strategy and Audience Engagement
    Fake Company Inc

aceita o desafi0

inscreve-te já!

cursos profissionais

envelopephone-handsetmap-marker