Desafios e oportunidades do programa Erasmus+ em Portugal.
No dia da Europa, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, apresentou publicamente o estudo “Internacionalização da Educação e Formação: desafios e oportunidades do programa Erasmus+ em Portugal“, realizado para a agência, pela Universidade do Porto.
A Petroensino | ETPZP participou neste evento que decorreu na Universidade de Aveiro no dia 9 de maio.
Numa perspetiva internacional, foi realizada uma apresentação do Barometer Report da EAIE (European Association for International Education), por Laura E. Rumbley, Director Knowledge Development and Research, e Jody Hoekstra-Selten, EAIE’s Knowledge Development Officer e co-autora do relatório, que trouxe uma visão geral das tendências e desenvolvimentos da internacionalização do ensino superior em toda a Europa.
Numa perspetiva de futuro, foi também apresentada a estratégia da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação para a área da internacionalização, delineando iniciativas futuras de intervenção e colaboração a nível nacional e internacional. A combinação do Barometer Report da EAIE e da apresentação do estudo sobre a internacionalização em Portugal permite aos participantes adquirir uma perspetiva abrangente e enriquecedora do panorama atual e futuro da internacionalização do ensino, no contexto global e regional, que poderá inspirar não só o setor do Ensino Superior, como os restantes setores da Educação e Formação.